terça-feira, 6 de março de 2012

Acupuntura Emagrece? Parte III




Analisando, mais uma vez, os fatores emocionais que desencadeiam as compensações temos a insegurança.  O ato de comer incessantemente pode estar ligado a uma experiência passada onde se presenciou uma má alimentação, muitas vezes por falta de recursos suficientes. O paciente é impulsionado a comer algo por medo da falta futura, suprindo a sua necessidade de se sentir seguro tendo em excesso no presente. Fatores desencadeantes de estresse também tendem a aumentar a ingestão, principalmente de alimentos doces.

A alimentação como compensação para a insegurança também se aplica a coisas ou situações imediatas, quando se está estudando para uma prova ou exame ou se deve esperar algo, ansiedade e nervosismo são "filhos" de um comportamento inseguro e neste caso podem ser expressos facilmente através daquele ato de "abrir a geladeira pra pensar".



A insegurança priva as pessoas de visualizarem oportunidades e o medo solidifica este estado, perdem-se experiências de convivência e a consciência fica aprisionada a um espaço que delimita uma falsa zona de conforto. Inevitavelmente estamos destinados a evolução e a nossa essência anseia por ela, a fome por viver o que não se pôde ou não se pode é suprida com alimentação desregrada e exagerada.


Uma alimentação em excesso lesa o Baço-Pâncreas enquanto alimentos crus o esfriam originando umidade interna, outro exemplo é o consumo de alimentos frios que podem prejudicam o Qi dos Rins.

Alimentar-se muito tarde é considerado um fator de adoecimento, o ideal é que após as 21h nada seja consumido para que não haja deficiência energética nos órgãos.

Existem 5 tipos de emoções que se associam aos órgãos e vísceras (Zang Fu):

Preocupação = Estômago e /Baço-Pâncreas
Medo = Rins e Bexiga
Irritabilidade = Fígado e Vesícula biliar
Alegria excessiva = Coração e Intestino delgado
Tristeza = Pulmão e Intestino grosso.


Estes ainda dividem-se nas polaridades yin e yang, o sentimento de ficar alegre, por exemplo, pode se manifesta emocionalmente na Ansiedade (yang) e Alegria excessiva (yin). Ficar preocupado tem a emoção yang = idéias obsessivas e yin = preocupação excessiva influenciando ainda na memória.

A Acupuntura propõe a harmonização do todo através da desobstrução dos canais de energia e reequilíbrio dos centros de força, tendo como foco inicial tranquilizar o paciente e acalmá-lo.

http://4.bp.blogspot.com/_q_ivp6S3sGM/S9tXVAea1gI/AAAAAAAAJGg/lkyBN1NPZgQ/s320/chacras2.jpg


O ponto do vaso governador 20 (VG 20) é utilizado para acalmar e clarear a mente e as emoções localiza-se no meio do centro de força coronário, ao seu redor, a uma polegada, existem 4 pontos extras (Si-Shen-Tshung) conhecidos na tradução como 4 cavaleiros, excelentes para trazer energias de um padrão vibratório maior, dada a característica solenóide das agulhas de acupuntura.





Pontos da Auriculoterapia são recomendados para induzir a saciedade precoce, existe três pontos próximos: sede, fome e vício, que são bastantes utilizados, alguns profissionais os puncionam com agulhas sistêmicas outros com as agulhas semi-permanentes, neste caso, prefiro a última opção, fazendo uso da Auriculoterapia Cibernética , pois tenho obtido resultados em combinação com outras técnicas.