sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobre as Especulações envolvendo a Acupuntura

Recentemente o Tribunal Federal da 1ª Região defendeu que a Acupuntura deve ser praticada exclusivamente por profissionais médicos, embora ainda não tenha sido publicado no diário oficial pois tem um prazo de 30 dias.

Recebi algumas ligações e e-mails de pacientes e amigos, alguns indignados e outros preocupados. Esperei até o momento, após a "poeira baixar" para afirmar a minha opinião e torná-la pública.

 Não vou citar leis, artigos ou entrar em uma discussão profunda. Existem os conselhos e seus respectivos departamentos jurídicos trabalhando em cima disso. Também não me vejo, e nunca me verei, como uma autoridade de alguma coisa, muito menos almejo o poder de decidir sobre o que é ou não medicina. 

Eu me preocupo com os meus pacientes! E com a qualidade do meu trabalho. Repito o que digo em consultório: "as coisas" tem a intensidade do que damos a elas, seja algo bom ou ruim.

O meu objetivo com este post é deixar alguns questionamentos para direcionar o pensamento e a livre interpretação:

·A notícia que foi passada foi tendenciosa? Ou seja foi ouvido na reportagem ou na matéria um profissional não médico que exerce a Acupuntura? Ou a opinião de um paciente que se trata ou se tratou com um paciente médico e um não médico? Foi observada diferença?

·Qual foi o primeiro conselho profissional a reconhecer a Acupuntura como Especialidade? Foi o CFM? Se não porque agora quer? e só pra si?

·  A Acupuntura foi declarada patrimônio da humanidade, pode ser manipulada desta forma? Este é o nosso exemplo de humanidade para o mundo?

·O Diagnóstico da Acupuntura é igual ao da Medicina Ocidental? Se é diferente, depois de tanto tempo, porque agora ficou perigoso?

·  Qual o número de Acupunturistas no país? Deste total, qual a porcentagem de acupunturistas médicos e não médicos? Se os não-médicos são a minoria, vou ter acesso ao meu tratamento?

·Quantos casos de inconformidades ou "problemas" encontrados em consultórios devido a erro de técnicas, exercidos por profissionais não médicos? e profissionais médicos ?

·  Qual a porcentagem de erros médicos exercidos dentro da medicina?

·  E quanto ao SUS? Você sabia que a lei determina três profissionais distintos podendo exercer a Acupuntura? Não é uma decisão maior?

· O que é um procedimento invasivo? Os médicos vão querer fazer tatuagem, aplicar injetáveis em farmácia e tirar cutícula de unhas também?

·O que você acha sobre o assunto? Está devidamente informado? Enviou algum e-mail ou fez algum comentário a respeito?

Eu estarei atendendo da mesma maneira e no mesmo sistema àqueles que podem pagar e àqueles que não o podem.

Respeito às leis e seus elaboradores, mas dou importância ao que é justo e verdadeiro, não ao que pode ser manipulado por interesses pessoais ou sem uma justificativa racional.

Conheço colegas médicos e médicos Acupunturistas que concordam comigo, bem como, mestres e doutores Acupunturistas que não são médicos e dividem a mesma opinião.

E por quê? 

O futuro meus amigos, sem dúvida, para a busca da saúde integral do Ser, é a ampliação dos conceitos e a somatória das unidades, através do Multiprofissionalismo e da Interdisciplinalidade!

Em fim!

O lado bom de tudo isso é que o nome Acupuntura está sendo divulgado, muitas pessoas estão buscando compreender e o número de pacientes está aumentando!

Paz, Amor e Luz a todos!






Links com a opinião dos conselhos:


http://www.cff.org.br/noticia.php?id=796

http://www.sobrafisa.org.br/noticias/view/308

http://www.crbm1.com.br/acupuntura.asp

http://www.crf-rj.org.br/crf/noticia/2012/4/cff-busca-justica-para-garantir-exercicio-da-acupuntura-pelo-farmaceutico.htm

http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/1995/1455_1995.htm