terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Acupuntura dói ?


      
        Este é um questionamento muito comum por parte daqueles que almejam conhecer ou se tratar pela primeira vez com esta técnica.
De fato ela baseia-se na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, o que pode gerar algum desconforto para aqueles que já possuem certo receio por terem vivenciado enquanto crianças as tão temidas injeções. 

Embora ambos os processos sejam invasivos, as agulhas utilizadas para Acupuntura são mais finas ou menos calibrosas! Possuem a ponta semelhante à de uma espada promovendo apenas a perfuração e o afastamento das células da epiderme.

Achados arqueológicos revelaram diversos tipos de agulhas feitas de pedras, de ossos, de ouro, etc.
Atualmente as mais comuns possuem o corpo de aço inox, são esterilizadas e possuem diferentes dimensões que variam inclusive conforme a técnica a ser empregada.
Seu cabo possui uma constituição fisicamente distinta  (cobre ou alumínio envolto por fio metálico para conferir efeito sonelóide) de seu corpo (aço inoxidável, prata, ouro) para que ocorra uma diferença de potencial elétrico e o fluxo dos elétrons se dê em sentido único, direcionado para o acupunto. Para auxiliar e direcionar a agulha no processo de introdução existe o mandril  (representado em azul na figura).

Já as agulhas de injeção possuem uma região chamada bisel, o seu interior é oco para que o líquido a ser administrado passe através dela, fazendo com que ela seja mais calibrosa, por isso ela perfura e corta.


Mas a resposta ao questionamento proposto é bem simples: depende! Há o envolvimento de vários fatores, o primeiro e o mais óbvio é a qualificação do profissional que executa a técnica. Existe uma distinção entre Acupunturistas e colocadores de agulha, assim como em todas as profissões. Também existem alguns pontos que são mais sensíveis dada a natureza da sua localização, como por exemplo, os que ficam nas extremidades dos dedos ou perto de estruturas ósseas.

Portanto, se eu sei que meu paciente tem uma sensibilidade maior eu devo buscar uma alternativa para que ele não passe por este desconforto. Pode-se usar outra técnica dentro do universo que a Acupuntura engloba, posso utilizar o mesmo ponto na mão (Quiroacupuntura) ou estimular a Orelha (Auriculoterapia) fazendo uso de sementes ou da Magnetoterapia (imãs nos pontos).

Alternativas relativamente recentes também estão à disposição:  Acupuntura a laser, Cromoacupuntura, o aparelho Hai Hua, e as pastilhas Stiper desenvolvidas no Brasil.

Em alguns casos onde o medo está na ideia de estar com agulhas e não no processo de inserção delas, pode-se fazer uso da Terapia Floral para trazer maior segurança e confiança ao paciente.
Efeito comumente observado, quando do momento da inserção da agulha e que depende de características de cada pessoa, é a sensação de um leve choque (Te chi) que significa que o ponto da Acupuntura foi encontrado.