sábado, 25 de fevereiro de 2012

Problemas com o sono? (Parte II)

Vimos, anteriormente, que o ato de dormir não se trata apenas do descanso ou do cessar da atividade, mas um estágio onde nos apresentamos de uma forma distinta e complexa. Acessamos o mundo dos sentimentos e da intuição governados pelo lado direito do cérebro, em oposição ao domínio do lado esquerdo que se relaciona com as atividades físicas e da mente analítica.

Para a Medicina Chinesa os distúrbios do sono podem ser representados pela dificuldade em iniciar o ato de dormir, em manter o sono e pela sua qualidade, já que, para muitos o despertar é acompanhado de uma sensação de cansaço e desconforto físico que pode perdurar ao longo do dia.

Ansiedade, depressão, medo, preocupação e tensão nervosa, são alguns dos fatores comumente envolvidos no processo que desencadeia o desequilíbrio.  Há alteração do espírito do Coração (elemento fogo) com participação do tipo constitucional, personalidade, e do estilo de vida.

Hábitos irregulares de alimentação, como o consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados, podem agravar o fogo do estômago impedindo o sono, todavia, para algumas pessoas a dificuldade pode ser dormir de estômago vazio, ou seja, o segredo está nas limitações próprias e no equilíbrio para alcançá-las.

Outro exemplo pode ser descrito como no excesso da atividade mental sem uma pausa programada, como muitos estudantes ou pessoas que levam trabalho para casa, praticam. Neste caso, há a estagnação do Qi do Baço e do Estomago envolvendo também deficiência do sangue do Coração e do Baço.

A escolha dos pontos ou da combinação de pontos deve objetivar, primeiramente, o tratamento do desequilíbrio através da harmonização dos 5 elementos, acalmando o Espírito do coração. 

Yintang

Também é possível agregar à terapia a utilização dos centros de energia: coronário (VG 20); Fronte (yin táng); Cardíaco (VC17), dentre outros, para estimular o reequilíbrio e, desta forma, tratar a causa e não apenas o sinal/sintoma insônia. Associar a terapia floral e a auriculoterapia é uma ótima escolha para que os resultados sejam obtidos de maneira mais rápida e que medidas preventivas, à médio e longo prazo, sejam tomadas.


VC17

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
  • ROSS, J. Combinações dos Pontos de Acupuntura, Roca, 2003;